Direito empresarial é um ramo do direito privado que pode ser entendido como o conjunto de normas disciplinadoras da atividade negocial do empresário, e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos, e que a exerça com a racionalidade própria de “empresa”, sendo um ramo especial de direito privado.
- Direito Contratual
- Direito Societário
- Direito Bancário
- Direito Tributário
- Direito das Relações de Consumo
- Direito Falimentar
- Recuperação Extrajudicial e Judicial de Empresas
- Intervenção, Mediação e Arbitragem
O direito civil é o principal ramo do direito privado. Trata-se do conjunto de normas jurídicas (regras e princípios) que regulam as relações jurídicas entre as pessoas, sejam estas naturais ou jurídicas, que comumente encontram-se em uma situação de equilíbrio de condições.
- Direito Contratual
- Direito Imobiliário e Registral
- Responsabilidade Civil
- Recuperação de Crédito
Direito de família é o ramo do direito que contém normas jurídicas relacionadas com a estrutura, organização e proteção da família. Ramo que trata das relações familiares e das obrigações e direitos decorrentes dessas relações, ou seja, é o ramo do Direito que regula e estabelece as normas de convivência familiar.
- Planejamento Sucessório
- Pacto Antenupcial
- Separação e Divórcio
- Inventário
- Direito Alimentar
- Investigação de Paternidade
- Guarda e Visitas de Menores
- Interdição
Direito do trabalho é o conjunto de normas jurídicas que regem as relações entre empregados e empregadores, são os direitos resultantes da condição jurídica dos trabalhadores. Estas normas, no Brasil, estão regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Constituição Federal de 1988 e várias leis esparsas.
- Contencioso e preventivo